Proline - Pensando Bem Proline Facebook
setinha



Notícias > Cuidados diários: Estabelecendo uma rotina saudável para seu cão

Cuidados diários: Estabelecendo uma rotina saudável para seu cão



Cuidados diários: Estabelecendo uma rotina saudável para seu cão


Cesar Millan, adestradores de todo o mundo e nós já falamos muitas vezes que os cães precisam de líderes para seguir, já que seu instinto de ser um membro de matilha permanece com eles, mesmo depois de domesticados.

Além do líder, o cão também precisa de regras e uma rotina que proporcione a ele uma vida saudável, com boa alimentação, exercício e higiene. Claro que, muitas vezes, você não passa o dia em casa e pode ser mais trabalhoso manter esta rotina intacta, mas lembre-se que, para compensar a sua ausência, existem as modernidades dos serviços de hotéis, pet sitter e passeadores de cães.

Então, para dar uma luz e ajudar na organização da vida do seu cão, que tal estabelecer uma agendinha das tarefas relacionadas à alimentação e ao bem-estar canino de todo dia?
Alimentação

É recomendado dar porções específicas durante o dia – igual ao nosso café, almoço e jantar. “A ração deve ser fornecida duas ou três vezes por dia. Quando filhote, é interessante dar três vezes e, quando mudar para ração de adulto, passar a dar duas vezes diárias”, orienta Mariana Jábali dos Santos, médica veterinária da equipe da Unidade Integrada de Veterinária – Univet, de Ribeirão Preto.
A veterinária explica que, para fornecer a quantidade adequada de ração, devemos utilizar a recomendação diária que vem na embalagem, estipulada de acordo com o peso do animal, e dividir em duas ou três porções. Já a água deve ser trocada todos os dias.
Passeios

Todo cão precisa de passeio, até mesmo o mais preguiçoso dos buldogues. Mesmo que o seu pet faça as necessidades em casa, é recomendado que ele passeie duas ou três vezes por dia para gastar energia e não se entediar, já que na rua ele se sentirá estimulado farejando vários tipos de odores. Isso vai ajudar a evitar que ele se torne um “cão destruidor”.
Higiene

“Como os animais vivem a maior parte do tempo dentro de casa hoje em dia, virou um costume dar banho uma vez por semana. Porém, acho ideal a cada 15 dias, assim não tira tanto a proteção da pele do animal”, recomenda Dra. Mariana. Dentro do banho, estão inclusos os cuidados com as unhas e tosa do bichinho.

Lembrando que seu cão não precisa de banho toda vez que ele sair pra passear; uma limpada nas patinhas é mais que suficiente.

Ao fazer estes “procedimentos” diários divididos por períodos (manhã, tarde e noite) você terá um cão saudável e feliz. E não se esqueça dos outros mandamentos para o bem-estar do seu mascote: castrar, vacinar, levar regularmente ao veterinário e dar muito carinho!

Fonte: portalmelhoresamigos.com.br
Por: Paula Soncela
(Foto: portalmelhoresamigos.com.br)

Mais Notícias


Nossa especialidade: desenvolver o que há de mais saudável em alimentos para cães.
copyright © 2016 - prolinepet.com.br