Proline - Pensando Bem Proline Facebook
setinha



Dicas > Diversão x Disciplina

Diversão x Disciplina

Fase de aprendizados e deveres dos pets, de seis meses a um ano de vida



Diversão x Disciplina


Ensinar um filhote a fazer suas necessidades em um determinado local e não sujar outras dependências da casa é uma tarefa difícil, dependendo da raça e do temperamento do animal. É preciso muita paciência durante esse período até o animal criar o hábito de fazer suas necessidades no ambiente escolhido pelo dono.

Veja algumas dicas que podem te auxiliar nessa fase:

1. Se o animal ainda não está condicionado a fazer suas necessidades no local determinado, não o deixe livre pela casa, pois dessa forma ele irá defecar e urinar em vários locais, criando condições de marcar vários territórios e com isso a sujeira estará espalhada por todo lugar.
2. Atenção aos horários em que o animal se alimenta. Consequentemente ele irá procurar um lugar para fazer suas necessidades. Estabelecer horários fixos para alimentação ajudará o proprietário, em conduzir o animal para o local correto dentro de casa ou levar para um passeio.
Filhotes até o quarto mês de idade recebem quatro refeições diárias, entre seis e doze meses devem receber três refeições ao dia.
Fornecer alimentos de qualidade como rações Super Premium é sempre a melhor escolha, para longevidade e vitalidade do animal.
3. Ao fazer as necessidades no local estabelecido pelo dono, o cão deve receber uma recompensa no ato, dessa forma ele irá associar a recompensa à atitude correta que teve.
4. Se caso o animal durante o processo voltar a fazer suas necessidades fora do local determinado, de maneira alguma ele deve ser punido, o proprietário deve repreender o animal apenas de forma verbal e conduzi-lo até o local correto para que ele faça suas necessidades.

Com seis meses de vida após receber todas as vacinas necessárias, o animal deverá receber novamente um reforço da Vermifugação feita quando filhote, (ver matéria cuidados até três meses).
Existe uma variação entre as diversas raças no que diz respeito a fase de crescimento. Raças gigantes crescem até os 24 meses de idade e necessitam de ração de filhote até este período.

CASTRAÇÃO

A partir dos quatro meses o filhote já pode ser castrado, mas este processo deve ser supervisionado por um profissional especializado.

BANHO DE SOL E PASSEIOS

O banho de sol neste período é fundamental, principalmente no período da manhã até as 10:00hs. Passeios regulares proporcionam saúde e disposição para seu pet.
PROBABILIDADE DE DESENVOLVER DOENÇAS

Se o filhote recebeu nos primeiros meses de vida todas as vacinas e Vermifugação correta, as chances de desenvolver doenças combatidas pelas vacinas são mínimas.

Os filhotes podem desenvolver algumas doenças quando:
1. Já existe uma predisposição genética.
2. Não recebem uma nutrição adequada.
3. São submetidos a situações de estresse intenso e há um comprometimento das defesas imunológicas, deixando-o mais suscetível as doenças.

Para reverter tais possibilidades devem-se tomar medidas preventivas como:

1. Vacinação e Vermifugação no período correto de vida.
1. Alimentação de qualidade.
2. Ambiente adequado para o animal viver.
3. Higiene correta.
4. Exercícios físicos.

Nesta fase os cães são muito brincalhões e desobedientes, caso haja possibilidade, é importante procurar um profissional especializado em adestramento para que o animal desenvolva um comportamento mais disciplinado.
Os filhotes são mais carinhosos e amigos de seus donos, assim o relacionamento entre animal e dono se concretiza principalmente neste período, devido esta vontade de interação que o pet possui para com seu proprietário.
Para uma relação saudável e afetuosa, curta e aproveite intensamente essa fase de vida do seu melhor amigo.

NOTA:

(1) Qualquer dúvida sempre consulte um médico veterinário de confiança, ele poderá fornecer as melhores instruções para seu pet.

Equipe Pro Line Professional Pet

Mais Dicas


Nossa especialidade: desenvolver o que há de mais saudável em alimentos para cães.
copyright © 2016 - prolinepet.com.br