Proline - Pensando Bem Proline Facebook
setinha



Dicas > Filhote: Pequenino, fofo e encantador

Filhote: Pequenino, fofo e encantador

Confira informações importantes para saúde e bem estar dos filhotes de cães nos três primeiros meses de vida



Filhote: Pequenino, fofo e encantador


Quem já teve o prazer de conviver com filhotes, sabe da experiência em ver esses pequeninos seres se desenvolverem diante dos nossos olhos. O primeiro abrir dos olhos, suas pequenas descobertas em seu primeiro e novo ambiente, assim como todo cuidado, carinho e proteção que a mãe tem para com esses seres encantadores.
Os três primeiros meses de vida são essenciais para formação, desenvolvimento, saúde e bem estar. Por isso, destacamos algumas informações importantes para quem já teve, convive ou poderá futuramente conviver com esses pequeninos.

O primeiro movimento que observamos em todo filhote é sua percepção para se ALIMENTAR DO LEITE DA MÃE. Esse ato se dá porque eles não possuem uma reserva grande de energia, necessitando de imediato dessa reposição através do leite. Outro benefício é a ingestão do colostro, rico em anticorpos, que proporciona certo grau de proteção contra uma variedade de microrganismos como bactérias e vírus.

Com a diminuição desses anticorpos, o organismo do animal fica vulnerável. Nesse momento, sob orientação de um médico veterinário, é necessário iniciar um programa de VACINAÇÃO. As vacinas em geral se iniciam a partir de 42 dias de vida e seguem com intervalo de 21 dias, totalizando três doses ou mais. As vacinas mais utilizadas no Brasil são contra Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Parainfluenza, Leptospirose, Adenovirose, Hepatite Infecciosa canina e Raiva. Essa última aplicada após no mínimo 16 semanas, quando todas as outras já foram aplicadas. Após as aplicações de todas as vacinas, todo ano o animal deve receber reforço contra todas essas doenças através da vacina V10.
Trinta dias após o nascimento inicia-se a VERMIFUGAÇÃO que serve para prevenção de doenças causadas por parasitas intestinais, devendo ser repetida após quinze dias da primeira dose e depois a cada quatro meses.

A AMAMENTAÇÃO seguirá até os trinta dias de vida, pois nesse momento começará a erupção dos primeiros dentes, que tornará doloroso o ato de amamentar por parte da mãe. Nesse período inicia-se o processo de desmame, introduzindo para os filhotes ALIMENTO substituto adequado para esta fase. Habitualmente é comum o uso de papinhas industrializadas. Outra possibilidade benéfica é a utilização de ração específica para filhotes amolecida com água morna¹. Pensando na saúde e bem estar do seu pet A PRO LINE FILHOTES é um alimento Super Premium diferenciado, fabricada com matérias primas especiais, com alto grau de digestibilidade e excelente valor biológico. Contém em sua formulação nutracêuticos, substâncias necessárias para um bom desenvolvimento e longevidade para a saúde do pequenino.

O animal deve prosseguir com alimentação para filhotes até um ano de vida e depois fazer a transição para a ração de adulto.

Nesses três meses deve-se evitar o uso de leite de vaca, devido ao alto nível de alta gordura, que pode provocar diarreia.

É muito importante também nos atentarmos ao AMBIENTE, onde os nossos bichinhos passarão a maior parte do tempo. Locais sujos, com ventilação precária, ausência de luz solar e sem proteção contra o frio e chuva podem expor os animais a uma série de doenças. Para evitar tais transtornos é adequado manter o local sempre limpo, livre de parasitas como pulgas e carrapatos.
Deve-se ressaltar também a importância do acompanhamento com médico veterinário de confiança durante todo o ciclo de vida do animal, podendo este auxiliar de forma direta caso seu pet necessite de cuidados específicos.

NOTA:
(1) Após o contato da ração com a água morna, o consumo deve ser efetuado em até duas horas, depois desse período a ração deverá ser descartada.
(2) A orientação do médico veterinário é recomendável e essencial por todo período de vida do animal.

Equipe Pro Line

Mais Dicas


Nossa especialidade: desenvolver o que há de mais saudável em alimentos para cães.
copyright © 2016 - prolinepet.com.br