Proline - Pensando Bem Proline Facebook
setinha



Dicas > Prevenção da Otite

Prevenção da Otite



Prevenção da Otite


Pode começar com um avermelhado nas orelhas do seu pet e ir até um processo mais grave de infecção ou inflamação no ouvido interno. Considerada uma das doenças mais comuns em cães, a Otite de acordo com estudos pode acometer 15-20% dos cães e 6-7% dos gatos.

Os sinais mais comuns de que seu cão pode estar com a doença são: coçar a orelha, balançar a cabeça com muita incomodação e forte odor de secreção.
São vários fatores que podem desencadear a doença, porém quando ocorre em ambientes com alta umidade seu índice pode chegar à 50%, a alta temperatura também pode acelerar o processo inflamatório, por isso os diagnósticos demandam muita atenção.

ÁGUA E LIMPEZA AURICULAR

O excesso de água proveniente da piscina ou banho contribui para o crescimento bacteriano e fúngico. A introdução frequente de objetos no canal auricular (cotonetes) também pode levar a infecções repetitivas, o que torna o tratamento dificultoso.

OUTRAS CAUSAS

A sarna de ouvido pode também desencadear a Otite, a coceira frequente e forte com a pressão das unhas do animal, trazem graves lesões, que acelera o desenvolvimento da doença.
Algumas raças de cães possuem mais glândulas sebáceas do que outras (Cocker Spaniel e Labrador), sendo assim são mais suscetíveis ao desenvolvimento da Otite.

Bactérias, fungos, secreções de diversos tipos e alergias de substâncias irritantes contribuem para que a doença não tenha uma solução definitiva. Esses problemas podem não ser os causadores iniciais, mas após o início da mesma, eles favorecem sua permanência.

O tratamento do seu pet dependerá do diagnóstico do médico veterinário, por isso procurá-lo para orientação é a melhor decisão. Um diagnóstico errado e o tratamento impróprio podem também favorecer a permanência da doença e o agravamento da mesma.

NOTA:
PROCURE SEMPRE A ORIENTAÇÃO DO VETERINÁRIO
Equipe Pro Line Professional Pet


Mais Dicas


Nossa especialidade: desenvolver o que há de mais saudável em alimentos para cães.
copyright © 2016 - prolinepet.com.br