A marcação de território felino é o processo no qual os gatos deixam sinais, sejam visíveis ou olfativos, a outros da mesma espécie, para que eles saibam que determinado lugar ou objeto lhes pertence.

Isso se dá devido ao fato de que eles ainda carregam alguns instintos selvagens e um deles é justamente marcar o seu território.

A fama de territorialista dos gatos é bem mais do que apenas uma fama.

Felinos são animais que prezam pelo domínio em seus territórios e, de uma possível ameaça, pode surgir um comportamento antissocial ou agressivo.

Apesar da delimitação do território ser uma das principais razões pelas quais os gatos recorrem à marcação, ela não é a única.

Ao contrário do que muitos pensam, os gatos são animais sociais e, através da marcação, é como se eles passassem a ser conhecidos dentre os demais felinos de sua região.

Isso é importantíssimo nos períodos de cio, pois é a gata quem sai à procura de machos e, através dos rastros de urina e feromônios, é que elas encontram um parceiro

Fica então a grande pergunta: como eles marcam o território?

Uma das formas de demarcação é através do jato de urina. Caso o seu gatinho esteja urinando em todos os lugares e apresentando uma mudança em sua rotina, pode desconfiar: o seu felino de estimação está marcando território.

É muito importante entender que certos aspectos do comportamento do pet são naturais e dificilmente serão modificados. O lado selvagem e independente faz parte da personalidade dos gatos. Porém, se ele estiver marcando território de forma excessiva, é melhor dar uma atenção especial ao assunto. Tente identificar o que mudou na rotina do seu pet.

Alterações na dieta e até mesmo uma nova caixinha de areia podem desencadear um comportamento territorialista. É importante também descartar problemas urinários. Por isso, ao desconfiar, leve o seu gatinho ao veterinário para uma consulta.