Para muitos, os gatos podem ser difíceis de desvendar, pois para quem não os conhece bem, até a forma de demonstrar carinho pode ser uma incógnita. Porém, cada gesto dos felinos tem seus significados, inclusive as formas de demonstrar afeto aos seus humanos. Você sabe por que os gatos lambem as pessoas? A resposta tem relação com isso! 

Os gatos são animais muito higiênicos, mas mais do que isso, amam passar vários minutos preciosos do seu dia se dedicando a se manterem limpos e cheirosos (com o seu próprio cheiro, claro). Então, um dos motivos pelos quais o seu gato te lambe, pode ser bem positivo. 

Além de higiênicos, outra característica dos felinos é em manter hábitos de quando era filhote, como, por exemplo, miar, “amassar pãozinho” e outro que, na verdade, suas mães faziam neles com muito carinho: lambe-los. Esse momento entre mãe e filhote era de muito amor, cuidado e proteção. 

Os gatos, quando se conhecem, gostam de lamber uns aos outros, já notou isso? Esse hábito, além de higienizar, aumenta o vínculo entre os gatinhos, ajudando em sua socialização. 

Não só entre os felinos isso pode acontecer, mas também entre o gato e seu tutor. Assim como acontecia na relação materna, isso pode ser um ato de carinho, mostrando que seu gatinho cuida de você e está deixando o seu cheirinho na sua pele – o que também deixa claro, pra outros gatos, que você é dele. Além disso, esse ato de carinho do bichano demonstra que ele confia no tutor. 

Pedindo carinho

Outro fator que pode fazer com que um gato lamba uma pessoa é quando ele quer pedir carinho. Sim, acredite, os gatos gostam de carinho, mas não é por isso que você pode cair na tentação e abusar, passando a mão em todo o seu corpo. A maioria dos gatos, por exemplo, não gosta de ser tocado na barriga, pois é uma região mais vulnerável para eles. Normalmente, eles preferem carinho em partes que não conseguem se lamber, como a cabeça e o queixo. 

Experimentando um sabor ou um cheiro

Outra razão pela qual um gato lambe seu tutor é devido à presença de hidratantes e sais na pele do humano. Não é raro que eles lambam e até deem mordiscadas nas pessoas que têm o hábito de usar esses cosméticos. Os felinos, curiosos como são, também podem ficar bem interessados em saber o que se passa na mão de seu tutor que acabou de comer, por exemplo. 

Seu gato gosta de te lamber? Sinta-se sortudo e amado! Comente aqui se seu gatinho faz isso em você. 

FONTE: https://www.petlove.com.br/dicas/por-que-os-gatos-lambem-as-pessoas?